Como escolher a raquete das crianças

06/05/2019

Tênis é um esporte divertido e excelente para mostrar para as crianças a importância de se ter foco e concentração. É uma ótima forma de socializar a criança desde cedo.

É um esporte particularmente bom para crianças, pois melhora simultaneamente a aptidão física, a coordenação motora, a velocidade e a força.

Incentivar as crianças a jogar tênis também as ajuda a fazer novos amigos e a passar mais tempo ao ar livre.

Para ajudar seu filho a aproveitar ao máximo no mundo do tênis, é importante que ele possua uma raquete de tênis adequada. Sua raquete de tênis deve ser apropriada para sua idade, altura e estilo de jogo .

Criamos um guia com todas as informações que você precisa para fazer a melhor escolha de raquete de tênis para seu filho.

Vamos começar!

Quando você deve comprar uma raquete de tênis para seu filho?

Uma das grandes vantagens sobre o tênis é que as crianças podem começar a jogar em uma idade muito jovem. Uma criança de dois anos de idade pode balançar uma raquete pequena e bater em uma bola. Mesmo que seu filho seja muito pequeno, ao dar a ele uma raquete de brinquerdo, isto facilitara que comece a desenvolver a coordenação e posteriormente irá ajudar muito na familiarização e manuseio de um raquete de verdade.

Se você quiser colocar seu filho no tênis, você pode comprar uma raquete de plástico leve ou uma raquete de tênis ultra-leve projetada para crianças pequenas. Normalmente indicamos estas raquetes de plástico ou ultra leve para crianças menores de 4 anos de idade.

As menores raquetes de tênis têm um design totalmente plástico e são extremamente leves, por isso são seguras para as crianças pequenas usarem. Combine esta raquete com uma bola de tênis em uma corda. Eles vão adorar bater a bola e vê-lo girar ao redor!

Se você tem uma criança mais velha, você deve considerar comprar uma raquete adequada uma vez que ela tenha demonstrado um claro interesse no tênis. Se eles mostram interesse em jogar mais do que 01 vez por semana, então uma raquete de tênis seria um ótimo investimento que os ajudaria a aproveitar ainda mais esta vontade de jogar.

É importante perceber que dar ao seu filho uma das suas velhas raquetes para usar normalmente não é uma boa ideia. Na maioria dos casos, o tamanho da pegada será errado para as mãos e a raquete será muito pesada. Isso pode fazer com que jogar seja uma experiência frustrante para o seu filho. Eles vão gostar muito mais do jogo se tiverem uma raquete adequada ao tamanho do corpo.

Se seu filho ainda é muito jovem, geralmente é melhor comprar uma raquete barata inicialmente. Isso porque uma criança de três ou quatro anos de idade não tem uma coordenação particularmente boa entre mão e olho. Eles provavelmente soltarão a raquete com frequência e ela será danificada.

Quando seu filho tiver cinco anos, você poderá investir em uma raquete mais cara. Eles estarão desenvolvendo suas habilidades motoras e já podem se tornar bastante habilidosos no tênis nessa idade

Considerações a serem lembradas ao escolher a raquete de tênis de uma criança

As principais considerações a ter em mente ao escolher uma raquete de tênis para seu filho incluem:

1) Encontre o tamanho de grip correto para as mãos do seu filho

Encontrar uma raquete com o tamanho correto da pegada para a mão do seu filho é muito importante. Ter o tamanho de grip certo irá garantir que seu filho possa:

- Manter o controle da raquete ao bater na bola;

- Sinta-se confortável na quadra;

- Evita deixar cair a raquete;

- Evite lesões no pulso ou no cotovelo

O tamanho do grip da raquete de tênis é o perímetro da seção transversal octogonal do cabo. Em outras palavras, quão espessa é o cabo ao medir do lado de fora.

Encontrar o tamanho certo para o seu filho é bastante simples. Comece medindo a partir da linha do meio na palma da mão do seu filho até o topo do dedo médio. Esse normalmente será o tamanho correto de pegada para o seu filho.

A maioria das raquetes de tênis tem alças que variam em tamanho de 4″ (101.6 mm) to 4¾″ (123 mm). As crianças geralmente podem se sentir confortáveis ​​com um punho de 4 ″. No entanto, se o seu filho tiver menos de 10 anos de idade, ou tiver mãos pequenas, ele pode exigir um aperto entre 3⅝″ to 3⅞″.

Para as crianças, o tamanho do grip de raquete de tênis geralmente são menos padronizados e eles podem não apresentar um número que indique o tamanho da pegada.

Você pode ter que medir a mão do seu filho e medir manualmente a raquete. Aqui estão algumas dicas adicionais para escolher o tamanho correto de pegada para seu filho:

Verifique o limite de tamanho primeiro
Raquetes de tênis, muitas vezes, mostram o tamanho do grip na tampa no final do cabo. Isto lhe dará imediatamente uma idéia de quão adequada a raquete é para seu filho.

Use o teste do dedo
Para verificar novamente o tamanho da empunhadura, peça à sua criança que segure a raquete com a mão dominante usando uma empunhadura básica de tênis . Em seguida, peça-lhes que coloquem o dedo indicador da outra mão entre as pontas dos dedos da mão que segura a raquete e a base da palma da mão. Se não houver espaço suficiente para apertar o dedo, o aperto da raquete é muito pequeno. Se houver muito espaço ao redor do dedo do seu filho, o aperto é muito grande.

Escolha a pegada menor quando estiver em dúvida
Se houver dois grips diferentes entre os quais você está em duvida no qual escolher (se ambos estovrtrm na faixa de tamanho aceitável), escolha a raquete que tiver o cabo um pouco menor. Você sempre pode adicionar um overgrip posteriormente para torná-lo maior.

Evite tamanho de grips muito pequenos
Evite que sejam muito pequenos, porque eles forçarão o seu filho a apertar constantemente a mão - levando à fadiga nas mãos, pulso e cotovelo. Uma má escolha de raquetes pode até causar lesões como tendinites. Se o seu filho tiver uma raquete de tênis por um longo tempo, verifique se o tamanho da pegada ainda está correto.

Evite tamanho de grips que são muito grandes
Evite tamanho de grip que sejam muito grandes, pois elas dificultarão o movimento do pulso da criança e exigirão muito mais força para usá-lo (tornando o tênis um jogo difícil para o seu filho).

Procure uma gama completa de movimentos
Quando seu filho estiver usando a raquete, certifique-se de que ele possa balançar a raquete com toda a amplitude de movimento. Pergunte-lhes se a raquete lhes permite mover-se facilmente ou se sentem limitados ao utilizá-las.

2) Considere o comprimento da raquete

O comprimento da raquete é a medida da base do cabo até o topo da cabeça da raquete. O comprimento apropriado da raquete é geralmente baseado em quão alto o seu filho é. A tabela a seguir é precisa para a maioria das crianças:

Idade Altura Comprimento da raquete

4 anos ou mais jovem < (100 cm) 19 polegadas

4-5 anos (101 a 110 cm) 21 polegadas

6-8 anos (114-124 cm) 23 polegadas

9-10 anos (127 a 139 cm) 25 polegadas

10 anos ou mais > (139 cm) 26 polegadas

Alguns adolescentes começarão a usar uma raquete adulta nos primeiros anos da adolescência, que geralmente terá de 27 a 20 polegadas (68,6 a 71,1cm) de comprimento. Há também raquetes de 29 polegadas disponíveis para jogadores extremamente altos (mas isto não vem ao caso neste momento).

Raquetes mais longas dão ao jogador mais força de alavanca, o que ajuda a ter mais potência em cada tiro. A desvantagem de usar uma raquete longa é que elas são menos manobráveis ​​e podem ser difíceis de usá-las.

Existe uma técnica simples que você pode usar para testar o comprimento de uma raquete de tênis para seu filho. Deixe-os em pé o mais reto possível, depois coloque a raquete de tênis ao lado deles, com a cabeça no chão e a alça voltada para o céu.

Peça ao seu filho que coloque a palma da mão na extremidade da raquete, como se a estivesse usando como uma bengala. Eles devem ser capazes de confortavelmente alcançar o alvo da raquete com a palma da mão. Se a criança tiver que dobrar o braço porque a bunda está muito alta ou dobrar a cintura porque ela está muito baixa, você pode querer experimentar outro tamanho de raquete.

3) Escolha o tamanho da cabeça da raquete direita

O tamanho da raquete de tênis mudou substancialmente nas últimas décadas. Existem agora muitas opções quando se trata do tamanho da cabeça da raquete de tênis.

Os tamanhos de cabeça de raquete de raquetes infantis normalmente começam em torno de 60-80 polegadas e sobem a partir daí.

As principais vantagens de ter uma cabeça maior na raquete de uma criança é que o ponto ideal de contato da bola na raquete será maior. Há também uma chance maior de seu filho acertar mais na bola e uma raquete com uma cabeça maior pode gerar mais potência. Cabeças maiores podem ser muito úteis para as crianças, pois facilitam o início do aprendizado.

4) Considere o peso da raquete

O peso total da raquete pode ser um fator importante na escolha de uma raquete de tênis para uma criança. Normalmente, é melhor optar por uma raquete leve, pois permitirá que a criança a use mais facilmente.

Se seu filho realmente gosta do esporte tênis e já está começando a se tornar um jogador altamente qualificado, você também deve considerar a distribuição de peso da raquete. Algumas raquetes terão uma cabeça pesada, o que permite ao jogador gerar mais potência. Outros terão uma cabeça leve, o que permite mais controle. Uma raquete com uma cabeça balanceada oferecerá uma mistura de poder e controle. Você deve perguntar ao seu filho qual tipo de raquete ele prefere para o estilo de jogo.

5) Considere os materiais da raquete

Os materiais mais comuns usados ​​para fazer raquetes de tênis incluem:

Grafite
Grafite é um material muito leve que é feito de carbono. É um material bastante durável e rígido que pode ajudar o jogador a colocar muita energia na bola. Muitos das raquetes de grafite são “quadros compostos”, que usam uma combinação de grafite e outros materiais.

Raquetes compostas freqüentemente usam kevlar, titânio, tungstênio, cobre e fibra de vidro em conjunto com grafite. Estes materiais irão alterar a forma como a raquete é manipulada e onde o peso é distribuído através da raquete.

Boro / Kevlar / fibra de carbono
O boro, o kevlar e a fibra de carbono são ainda mais leves e rígidos que o grafite. A principal desvantagem é que a rigidez adicional na raquete pode torná-los mais difíceis de usar para jogadores novatos. Sua rigidez também pode torná-los mais cansativos de usar.

Alumínio
Raquetes de alumínio são fortes e baratos. Elas são leves, mas não tão leves quanto grafite, boro ou kevlar. A maioria das estruturas de alumínio é tubular ou oca para reduzir o peso da raquete.

A forma da raquete e a espessura da armação determinarão quão durável ela é. No entanto, a maioria das raquetes de alumínio pode realmente levar uma surra e ainda ser utilizável, mesmo se o quadro estiver um pouco amassado.

Alumínio oferece ao jogador um nível moderado de potência e sensação. Há mais flexão em uma raquete de alumínio em comparação com outros materiais e eles são mais pesados ​​que as raquetes de grafite, Kevlar, boro ou fibra de carbono.

Qual deles usar?

Se você está comprando uma raquete para uma criança que é muito jovem, o alumínio é geralmente a melhor escolha. É um material difícil de estragar e sobreviverá a falta de cuidadp que normalmente as crianças possuem. Até mesmo a tinta pode soltar-se, mas a raquete manterá bem a sua forma.

Se seu filho for um pouco mais velho ou um jogador mais experiente, uma raquete de grafite geralmente funcionará bem. Seu filho achará mais fácil usá-lo porque é mais leve e poderá obter mais energia com cada golpe.

A maioria das crianças acharia um Boro, Kevlar ou Fibra de Carbono difícil de usar, porque eles são materiais muito rígidos. Eles são muito implacáveis ​​aos erros cometidos pelo jogador. No entanto, se você tem uma criança adolescente que é um tenista dedicado, eles podem desfrutar de uma raquete feita a partir desses materiais.

6) Considere tentar algumas

Se ainda não tiver certeza sobre qual raquete comprar para seu filho, peça conselhos a outras pessoas (o professor de tênis é sempre o mais indicado).

7) Considere seu orçamento

Seu orçamento também será um fator importante ao escolher uma raquete de tênis para seu filho. A melhor ideia é gastar uma quantia de dinheiro que seja apropriada para o seu filho:

Idade

Eles têm 4 ou 5 anos? Não faz sentido gastar muito dinheiro, porque seu filho ainda está desenvolvendo uma coordenação básica entre mão e olho.

Compromisso com o tênis

Eles querem jogar seguidamente ? Eles estão interessados ​​em participar de competições? Considere gastar um pouco mais de dinheiro em uma raquete de alta qualidade.

Nível de habilidade

O seu filho é claramente talentoso ou está ainda desenvolvendo a coordenaçãp ? Se eles estão num nível mais avançado na questão motora, gaste um pouco mais.

Pensamentos finais

O tênis é um jogo gratificante que pode ser jogado por toda uma vida. A escolha de uma raquete de tênis de alta qualidade não apenas deixará seu filho feliz, como também poderá incentivá-lo a permanecer em forma e saudável até a idade adulta, fazer mais amigos e desfrutar de uma rede social. Tomando o tempo para encontrar uma raquete que seu filho vai gostar de usar, você vai ajudá-los a desfrutar deste esporte fantástico. Nós da Casa do Tenista estaremos sempre disponíveis para que você tire todas suas duvidas.

Fonte: Casa do Tenista